sexta-feira, 24 de abril de 2020

HISTÓRIAS CURTAS DO SÉTIMO UNIVERSO, por Leandro Zapata

Se você está procurando por uma leitura completa, acabou de encontrar!

    Histórias Curtas do Sétimo Universo é uma  Coletânea que reúne quatro contos diferentes, sendo dois deles, originalmente, publicados pelo Wattpad e outras duas histórias inéditas. O livro está sendo lançado pela Editora Djinn, distribuída pelo selo Ouroborus, o ebook está sendo estreado essa semana com uma promoção de lançamento imperdível: estará disponível na Amazon gratuitamente nos dias 25 e 26/04. Acompanhe pelo site

Sobre o autor: Leandro Zapata é um escritor brasileiro em ascensão. Escreveu seu primeiro livro por volta de 2010 e, desde então, não parou de escrever, desde livros à histórias curtas. Sua popularidade cresceu através do Blog Um dia frio e de seu perfil no Wattpad. Você pode saber mais sobre o autor e suas obras através do site: leandrozapata.com/.


Histórias Curtas do Sétimo Universo:  Páginas: 392 (ebook) | Ano: 2020 | 1ª Edição | Fantasia

    A coletânea a de Zapata é dividida em quatro contos: Apófis: o Deus do Caos, Oito Sombras, A Busca de Sakura e O Preço de uma Lembrança. O que eu achei mais interessante, nesse livro, foi a maneira como você consegue viajar entre um conto e outro sem perder o ritmo da leitura. Em um momento você está no Egito, tentando desvendar com os personagens uma maneira de impedir Apófis de disseminar o caos. Em seguida, está no Japão, descobrindo a força de Sakura e enfrentando os desafios ao seu lado, que não terminam no segundo conto e a encontramos mais uma vez no terceiro conto. Pragas, nuvens ácidas e até organizações secretas habitam a trajetória de Sakura e muitas surpresas aguardam o leitor que decidir se aventurar ao seu lado. Finalizando, viajamos pro Canadá para conhecer Sophia, aprisionada em sua própria mente, a artista é assombrada por pesadelos que a levam em uma trajetória para desvendar os mistérios de seu próprio subconsciente e memórias perdidas. 
    O Sétimo Universo traz uma rede de referências muito bem trabalhadas que, inclusive, despertam no leitor a vontade de saber mais, não apenas sobre aqueles personagens e suas histórias, mas também sobre as mitologias e obras que inspiram e dão pano de fundo para a construção dos contos. Além disso, Leandro Zapata conseguiu construir histórias eletrizantes em que os acontecimentos seguidos não permitem que o livro se torne entediante pois sempre há uma nova surpresa na próxima página. A participação de Ana Luísa Tavares encaixou muito bem com o que Zapata se propôs, enriquecendo ainda mais sua obra. Leitura imperdível para os fãs de mitologia e aventura de plantão.

terça-feira, 21 de abril de 2020

RÁDIO SILÊNCIO

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...


Você já começou a ler um livro e teve uma opinião completamente equivocada sobre o que ele era na realidade? Foi o que aconteceu comigo ao iniciar a leitura de Rádio Silêncio.

Editora: Rocco Jovens Leitores | Páginas: 356 (ebook) | Ano: 2019 | 1ª Edição | Young Adult

Rádio Silêncio é o segundo livro da coleção "Caindo na Real" da autora e ilustradora britânica Alice Oseman. O livro narra a história de Frances Janvier, uma garota obcecada com os estudos, prestes a terminar o colegial e vivendo as angústias da tentativa de entrar na faculdade com a qual sonhou durante toda a sua vida. A trajetória de Frances é bastante solitária, o que a leva a se refugiar em um podcast chamado Universe City, narrado pela voz misteriosa do auto denominado Rádio Silêncio. A sua paixão pelo podcast a leva a produzir inúmeras artes em referência ao mesmo e isso leva ao primeiro contato de Rádio com o seu perfil denominado Tolouse. Simultaneamente aos acontecimentos em torno de Universe City, Frances se vê dia a dia mais próxima de seu vizinho Aled e o desenrolar dessa amizade revela diversos segredos que estiveram encobertos por anos, desde a relação conturbada de Aled com a mãe à real identidade do criador de Universe City.
Esse é um livro que traz uma gama de representatividade que eu nunca havia visto antes e que é trabalhada de uma maneira tão natural que, muitas vezes, me distraía do fato de estarmos falando de tópicos tão sensíveis. Temos aqui uma protagonista negra com amigos de descendências indiana e coreana, por exemplo . Além disso, os personagens são descritos de todos os tipos, cores e formas, sem nunca tornar isso uma questão problemática, simplesmente apresenta personagens diferentes entre si, assim como no mundo real. A questão da sexualidade também é muito bem explorada, trazendo personagens que transitam entre a bissexualidade, heteronormatividade, assexualidade, demissexulidade. 
Outro tema importante abordado pela autora é a depressão e os relacionamentos abusivos. É muito interessante observar o desenrolar da história de Aled, seu conflito sobre estar na faculdade e a relação com a mãe completamente controladora. É curioso que quanto mais confusos seus sentimentos ficam, mais ele se isola e posteriormente descobrimos que esse isolamento vem de sua necessidade de fugir de situações problemáticas.


Muitos leitores podem ter uma ligação imediata com as emoções e conflitos vivenciados pelos personagens. Não são conflitos abstratos, que presenciamos apenas nos noticiários, são conflitos que a maioria dos jovens inseridos na sociedade contemporânea vivenciam.Vai conseguir passar pra faculdade desejada? Realmente quer fazer faculdade? Quer mesmo fazer esse curso? São dilemas, muitas vezes menosprezados, que causam uma bagunça completa no psicológico de quem está deixando a adolescência pra trás e encarando um mundo completamente novo à frente. Acima de tudo, enxergo Rádio Silêncio como um livro que fala sobre descobrir a liberdade em ser quem você realmente é, gostar daquilo que realmente gosta e fazer as escolhas que você quer fazer, não as que são impostas. Super recomendo a leitura, além de toda a profundidade, é uma leitura bastante fluída e com um final bem interessante considerando a contemporaneidade da obra.

Arte de mstudiess, acesse em: https://mstudiess.tumblr.com/post/181437899096/this-was-part-of-a-project-for-school-i-read