"Eu voltara para casa havia apenas dois dias e já conseguira bagunçar meu frágil relacionamento com Lillian, irritara minha mãe, traumatizara meu gato e fizera pelo menos três novos inimigos."
Eu AMO o Rick Riordan. Qualquer um que me conhece sabe. Sei que muita gente tem lá suas críticas ao autor e eu entendo, mas não muda o meu amor.
De modo geral, eu não me apego muito em autores. Leio as obras e sigo em frente para o próximo. Não posso negar que o meu amor por Riordan se deve, principalmente, ao fato de que ele foi o autor que me fez pisar no acelerador da minha formação como leitora, é um sentimento nostálgico e eu leria qualquer coisa que ele publicasse.
Nessa vibe, me deparei com Tequila Vermelha. Eu já sabia que existiam algumas publicações do autor além das sagas, explorando um universo completamente diferente, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler. Eis que chegou a quarentena, não é mesmo?
Depois de ler uma resenha extremamente simpática sobre esse livro, decidi que estava na hora de dar uma chance para Tres Navarra e, também, para a literatura policial (que não costuma estar entre minhas leituras). Posso dizer que foi uma forma muito divertida de começar e que o Riordanverso acaba de se expandir para mim.
Editora: Record | Páginas: 414 | Ano: 1997 (2011 no Brasil) | 1ª Edição | Suspense Policial | eBook
Tequila Vermelha conta a história de Jackson Navarra (o terceiro de seu nome), um detetive particular que acaba de retornar para a cidade de San Antonio, após passar 10 anos afastado. Tres, como ele é chamado, não tem ilusões de ser bem recebido pela cidade da qual praticamente fugiu após presenciar o assassinato do seu pai, caso que nunca foi solucionado pela polícia local e nem mesmo pelo FBI. Os primeiros momentos do livro já nos apresentam a um personagem decidido e confiante que usa o Tai Chi para expulsar o antigo inquilino de seu apartamento e, assim, começamos a desvendar a personalidade de Tres, o que é interessante, pois muitas vezes fui surpreendida por seus diálogos que beiravam ao deboche (talvez ele não tenha muito senso de autopreservação).
Logo descobrimos que Tres voltou para cidade por causa de Líllian, sua antiga namorada com quem retomou contato e está a poucos passos de retomar o relacionamento. As coisas parecem estar funcionando razoavelmente, complicadas apenas por fantasmas do passado, até que tudo fica mais difícil quando Líllian é sequestrada e, mesmo que todos os alertas vermelhos gritem para que Tres vá embora e não se envolva, ele segue investigando o seu desaparecimento e não demora a fazer conexões com a morte de seu pai, a máfia e pessoas poderosas do Texas.
Tudo começa a fugir um pouco do controle e, mesmo recorrendo a todos os meios que tinha disponível, Tres se envolve em uma encrenca atrás da outra, chegando a ir preso. É então que somos apresentados à Maia Lee, uma advogada que ele havia conhecido em São Francisco e com quem tem muita história. Maia é essencial no desenvolvimento da história e sua personalidade abrilhanta demais a narrativa de Riordan.
Tequila Vermelha é um livro muito divertido e envolvente. Preciso dizer que demorei um pouco a engrenar na leitura. Senti que a história patinava um pouco, deixando alguns elementos muito perdidos. Acredito que isso se deva a ser o início de sua carreira de escritor. Um pouco antes da metade do livro, comecei a ficar envolvida de verdade e agradeci aos deuses por ter insistido. O personagem é bastante irônico e a narração em primeira pessoa nos presenteia com vários pensamentos engraçados dele. O suspense policial não é um gênero que faça o meu estilo, mas achei interessante a construção do mistério em que cada informação encontrada gera outros suspeitos e outras dúvidas à respeito do assassinato do pai de Tres e ao sequestro de Líllian.
Leitura Super recomendada!!! E pra quem gostar, tem mais 6 volumes que narram histórias do detetive (infelizmente, só lançado até o 2 no Brasil. Alô Editorial Record!).
E aí, já leu?
Siga o Prateleiras de Aquarela no Instagram

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários preconceituosos, desrespeitosos ou que apresentem qualquer tipo de postura agressiva serão deletados.